OBESIDADE (V) SÍNDROME DO COMER NOTURNO (SCN)
A Síndrome do Comer Noturno (SCN) combina desordens de humor e sono, associadas a certo grau de transtorno bipolar. Só o transtorno bipolar em si já se configura em grande problema. Mas na SCN o sujeito fica com total falta de apetite pela manhã, hiperfagia noturna (ingestão excessiva de alimento) e insônia associadas à bipolaridade.
Por não ser um consenso diagnóstico médico, o sofrimento não é apenas do paciente, mas também do médico que não se encontra sustentado por paradigmas tal como o CID-10 (Código Internacional de Doenças), e assim propor uma medida acertada de prognóstico à doença.
O Dr. Stunkard e outros autores, ao longo de vários estudos recrutaram voluntários e chegaram aos seguintes dados:
· Enquanto a frequência de SCN era de 1,5% na população, ela subia para 9,0% em pacientes de clínicas para emagrecimento;
· Pacientes SCN ingerem mais da metade das calorias do dia entre as 20h e 6h;
· Mais da metade das várias vezes que acordam durante a noite é exclusivamente para comer;
· Apresentam piora no humor no período noturno.
A Filadélfia declarou guerra contra a obesidade depois de ser eleita “a cidade mais obesa dos EUA”. 30% da população é obesa e apenas 14% pratica alguma atividade física.
Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br