Esquizofrenia (III) – Diferença de Enfoque
Diferentes Enfoques p/ tratamento |
Comparando pacientes que recebem apenas medicação (associada ou não a tratamentos auxiliares) com os que se submetem ao tratamento cognitivo-comportamental além disso, ele observou uma significativa diminuição dos sintomas.
Embora seja um dado a se considerar, a luz da Psicanálise o que ocorre é a ausência de um elemento estruturador da personalidade logo nos primeiros anos. Esse elemento foi chamado ‘significante Mestre’ por Lacan, e sua ausência abre caminhos para se construir uma personalidade psicótica. Porém, o surgimento do quadro geralmente ocorre no estabelecimento da identidade sexual, momento em que o significante Mestre se faz imprescindível. Essa divergência teórica conduz a prognósticos e intervenções clínicas diferentes. Precisamos pensar na diferença sem hierarquias, ou seja, um enfoque não invalida o outro, são apenas diferentes.
Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br
Como reconhecer uma pessoa esquisofrênica(perg.)- Tenho uma filha de 28 anos que tem um comportamento estranho. ja concluiu o curso superior, mas nao consegue concluir a especialização. tem namorado um rapaz que a maltrata psicologicamente...enfim, parece que ela vive num universo vazio preenchido pelas ideias dela...meu e-mail vivirb7@gmail.com grata
ResponderExcluir