Tabaco (II) – Toxicidade e Efeitos
Pode-se encontrar 4.720 substâncias tóxicas na fumaça do tabaco, sendo seis cancerígenas. As principais são: Monóxido de carbono, alcatrão, arsênio, níquel, cádmio, benzopireno, polônio 210, carbono 14, DDT, acetona, terebentina, formol, amônia, naftalina, fósforo p4/p6. Mas a nicotina ainda é a principal de todas por desenvolver um grau de dependência severa, comparada à cocaína.
O tabaco provoca relaxamento, diminui o apetite, aumenta a pressão arterial e os batimentos cardíacos, estimula e na seqüência inibe a atividade cerebral. Doenças vasculares, bronquite, enfisema, câncer na boca, pulmão, faringe, esôfago, bexiga, intestinos, pâncreas são as doenças mais comuns a quem faz uso contínuo. Também diminui a produção de espermatozóides e as funções sexuais sofrem alterações.
A intoxicação com nicotina raramente ocorre e há pouca literatura sobre o assunto. Seu abuso tende a não ser observado na ausência da dependência. Apesar de 80% dos fumantes expressarem o desejo de parar e de 35% efetivamente pararem a cada ano, menos de 5% o conseguem sozinhos, sem a ajuda profissional.
Pela via medicinal faz-se uso do Bupropiona, droga com propriedades antidepressivas e que se mostrou mais eficaz que o placebo. A freqüência em grupos de apoio é um colaborador de peso na recuperação de tabagistas.
Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br