terça-feira, 2 de dezembro de 2008

0034 [ARTIGO] OBESIDADE (I) - MITOS

OBESIDADE (I) - MITOS

Começaremos a discorrer sobre obesidade a partir dos mitos que pacientes cirúrgicos expressam. Como em todos nós, o obeso forma uma estrutura corporal em sua mente e suas experiências emocionais determinam e são determinadas pela imagem corporal decorrente. Tanto isso é verdade que, mesmo após um tempo relativo à redução do estômago ele continua a se perceber assim, como se seu corpo ainda fosse o mesmo.
A psicóloga Maria Salete Arenales-Loli aponta alguns mitos desses pacientes: o de que seu corpo ficará perfeito (nos padrões da mídia), que ele será emagrecido exclusivamente pela cirurgia, que o paciente não tem implicações pessoais na obesidade, que depois de eliminado o peso estará livre de novo ganho de peso. Para Arenales-Loli o mais pernicioso dos mitos está na crença que o paciente tem de que seus problemas pessoais, sociais e profissionais estarão magicamente sendo resolvidos tão logo emagreça.
Quando eles são levados a refletirem sobre esses mitos passam a ter uma visão mais realista dos ganhos com a cirurgia bariátrica. O não diagnóstico e eliminação dos mitos de cada paciente os levarão a futuros muito frustrantes com a cirurgia.

Fonte: Psi Jornal de Psicologia CRP/SP – nº 157 – set/out, 2008.

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...