quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

0035 [ARTIGO] OBESIDADE (II) - O QUE É IMC?

OBESIDADE (II) - O QUE É IMC?

Para se definir a obesidade é calculado do índice de massa corpórea (IMC) dividindo-se o peso pela altura elevada ao quadrado (IMC = peso/alt²). Através do valor de IMC encontrado verifica-se em que categoria da tabela da OMS o sujeito se encontra. Uma mulher de 1,65m e 70Kg de peso tem o IMC = 25,71 (obesidade leve).
Há uma diferença para a categorização através do IMC entre homens e mulheres. Dada a estrutura corpórea de o homem ser relativamente maior que a da mulher, se mantida a altura o homem necessita ter peso um pouco superior à mulher para atingir a mesma categoria.
Em outras palavras, o IMC ideal para o homem sempre será um pouco superior ao da mulher. Isso pode ser observado na tabela.

Cálculos e tabelas nos ajudam a definir estratégias, mas temos de considerar os aspectos emocionais. Do ponto de vista psicológico, é obesa toda pessoa insatisfeita com seu corpo, acima de seu peso ideal, isto é, com excesso de massa corpórea.

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...