quarta-feira, 8 de abril de 2009

0036 [ARTIGO] Obesidade (III) – Fome Emocional

OBESIDADE (III) – FOME EMOCIONAL

A obesidade está baseada no conceito de fome emocional. A fome física é a necessária para nosso sustento, enquanto a emocional ultrapassa essa necessidade. Surge a pergunta: como distinguir uma da outra?
A pergunta aparentemente óbvia, mas adequada é: “Estou com fome?” Uma das características do obeso é a compulsão por comer, levando-o a comer pelas mais variadas razões. Come por que:

· ‘a comida está lá’;
· ‘alguém se preocupou em prepará-la’;
· ‘pagou por ela’;
· ‘está ansioso’;

Enfim, acha justificativas para sua necessidade emocional do comer. E a fome emocional é que o leva à obesidade.
Para distinguir uma fome de outra observe se sua mão ou sua mente se movem na direção do alimento quando já está saciado. Se isso ocorrer você é compulsivo por comer, e potencialmente obeso. É necessário que a ligação entre o alimento e a fome física seja refeita, pois no compulsivo essa ligação estabeleceu-se pela via das emoções que estão para além das necessidades físicas. É onde reside o ponto sintomático, à luz da Psicanálise.
De certa forma essa ligação é o que sustenta a idéia de que o obeso tem que se restringir a certos alimentos. Não é verdade. A restrição que cabe ser feita é quanto ao hábito compulsivo, podendo comer de tudo se refeita a ligação alimento e fome física para uma vida saudável. Obviamente que o teor calórico deve ser considerado.

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

3 comentários:

  1. Oi Pedro tudo bem contigo? espero que sim. visito seu blog constantemente e adorei esta musica que toca nele vc pode me ajudar a colocar no meu tambem


    Abraços Gi

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi,
    É um przaer ter seu prestígio.
    Para que seja possível lhe ajudar no blog é necessário que troquemos MSN para facilitar a comunicação.
    Se desejar me envie o seu para eu add. Será um prazer.
    Aproveito para dizer que há falhas na configuração do player que roda as musicas, mas talvez seja burrice tecnológica minha mesmo!
    Aguardo sua resposta no email pedrogobett@yahoo.com.br
    Abçs a vc tb.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro sumido , por onde anda?
    faz tempo que ñ te vejo online no msn,bjs Gi.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...