sexta-feira, 24 de julho de 2009

0037 [ARTIGO] OBESIDADE (IV) COMPULSÃO ALIMENTAR

OBESIDADE (IV) COMPULSÃO ALIMENTAR

O comer descontroladamente sem perceber e a associação entre o alimento e as emoções (fome emocional) são marcas de a compulsão alimentar em que o comer encobre emoções mal resolvidas. A compulsão de forma geral aparece na drogadicção, onde a emoção associada impulsiona o sujeito a um comportamento indesejado de força superior à sua vontade. Distúrbios alimentares são marcados pela compulsão, seja ela pelo comer ou pela sua evitação (anorexia). Come-se por estar alegre ou por estar triste. São justificativas para a compulsão.
A associação desde a infância que é feita entre o alimento e a emoção pode desenvolver um quadro compulsivo, mas ainda pior é o efeito da mídia cujo ideal de beleza é o magro. Muitos que, preocupados em estarem dentro desse ideal sem mesmo serem obesos, começam a se achar gordos e iniciam dietas que depois de terminadas comem mais e engordam. Outra dieta e a pessoa fica prisioneira de um círculo vicioso. A tendência é sempre subir seu peso e o ciclo dieta-gula pode levá-lo à compulsão alimentar.

O comedor compulsivo:
· Pensa muito em comida;
· Sente-se culpado ao comer;
· Come sem estar com fome;
· Perde o controle diante da comida;
· Sofre com o efeito sanfona (emagrece e engorda)
· Alterna períodos de dieta com os de comilança
· Ocorre distorção da imagem corporal;
· Possui auto-estima baixa.

Fonte: www.pensemagro.com.br/

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Um comentário:

  1. Bom Dia Pedro, me ajuda a colocar musica no meu blog igual vc tem no seu,Abraços Gi

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...