terça-feira, 26 de janeiro de 2010

0040 [ARTIGO] OBESIDADE (VI) ANOREXIA NERVOSA

OBESIDADE (VI) ANOREXIA NERVOSA

Dentre os distúrbios alimentares mais comuns já falamos do comer compulsivo. Mas a pessoa que sofre de anorexia nervosa desenvolve uma rejeição à comida. Mesmo nunca tendo sido obesa tem uma distorção em sua imagem corporal a tal ponto que criam hábitos obsessivamente voltados ao emagrecimento, como se estivessem sofrendo de uma obesidade enorme, com total perda de controle da situação. A anorexia pode aparecer isolada, ou associada a bulimia, da qual ainda falaremos.

As vítimas da anorexia são em 95% dos casos mulheres na faixa de 15 a 20 anos, onde a busca pelo corpo idealizado e mitificado pela mídia é o que desencadeia e sustenta o distúrbio. Mulheres dos 30 aos 40 anos também são vítimas.

Para a medicina, é preciso ter influências genéticas com traços de depressão ou obsessão. Ao mesmo tempo admite-se maior incidência do problema em profissões em que o físico é um fator determinante (modelos, aeromoças, bailarinas e ginastas). A pessoa se convence que precisa emagrecer e o melhor jeito é cada vez comer menos. Convencer a pessoa do contrário é a coisa mais difícil do tratamento. O apoio familiar é muito importante.

Os principais sintomas:
• Excesso de preocupação com a alimentação, temendo a engorda;
• Culpa e ansiedade desproporcional por sair da dieta;
• Mesmo os outros dizendo que a pessoa está magra, com roupas largas, ela se acha com excesso de peso;

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...