domingo, 9 de maio de 2010

0042 [ARTIGO] Depressão na Adolescência (I)

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA (I)

As mudanças sociais que sofremos nos últimos 30 anos trouxeram benefícios e preços a pagarmos. Na era industrial estávamos organizados verticalmente, sendo o Pai a referência e norteador de atitudes certas ou erradas. Essa organização social está em extinção e surgem novos sintomas. Não se ouvia falar em criança obesa ou depressiva. A criança e o adolescente de 30 anos atrás brincavam, corriam, pulavam o muro pra roubar manga e outras coisas.
Com o advento do computador e a globalização o ser humano passou a se isolar cada vez mais reduzindo sua vida social real. O jovem já nascido nesse mundo pós-industrial aprende rapidamente as novas formas de relações humanas, as relações virtuais. Pais ausentes, mundo digital x mundo real, jogos de internet x brincadeiras de rua são componentes de um panorama que se desenha, criando um terreno fértil para a solidão, falta de norte (Pai, Lei), isolamento. A criança e o adolescente buscam preencher o vazio antes quase exclusivo de adultos, que era expresso em distúrbios alimentares, drogadicção, e mais atualmente pela depressão.
São sintomas que já atingem fortemente uma nova faixa etária: o adolescente. Para o psicanalista paulista Carlos Genaro Gauto Fernandez, ‘a depressão é um desejo de adoecer que cedeu a ideais ilusórios’.
Numa sociedade sem ideais, sem norte, a depressão começa a atingir jovens e crianças.
.
Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...