domingo, 2 de janeiro de 2011

0059 [Artigo] Tabaco (IV) - Efeito das Campanhas


Tabaco (IV) - Efeitos das Campanhas

Sempre acreditei que as imagens nos maços de cigarro – obrigatórias desde 2002 – não surtissem os efeitos almejados pelo governo sobre os fumantes. Felizmente enganei-me. Pesquisa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) concluiu que nos últimos 30 dias, 39% dos fumantes desistiram de fumar pelo menos um cigarro. 61,6% de fumantes foram levados a uma reflexão e 48,2% ficaram propensos a deixarem de fumar. O Brasil tem 27 milhões de fumantes.
O sucesso das campanhas foi tanto que o governo se prepara para lançar mais dez outras imagens mais chocantes, incluindo a de um bebê prematuro morto e uma vítima de gangrena. Cigarros produzidos de 5 de maio pra cá já veiculam novas advertências e a meta é que de 5 de agosto em diante não haja mais imagens antigas à venda. Palavras como “horror” estarão em destaque nos alertas. O Inca pretende uma mudança na legislação para que as imagens sejam estampadas na frente também, e não apenas no verso como atualmente.
A pesquisa aponta também que só 50% dos fumantes notam com frequência os alertas, e para uma mudança seria preciso que normas da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) sejam modificadas.



Para enviar peguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...