terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

0060 [Artigo] Tabaco (V) - Tratamento Grátis

Tabaco (V) – Tratamento Grátis

Assim como todo vício, o hábito de fumar é difícil de ser interrompido. 90% dos fumantes se arrependem de terem começado, e só na capital são 21% da população de fumantes, o maior índice das capitais do país, segundo o Ministério da Saúde.
Dia 31/05 foi o Dia Mundial sem Tabaco, e com a lei antifumo os tabagistas poderão tentar largar o vício com a ajuda de um profissional. A rede pública de saúde oferece tratamento coletivo, e pode ser usada a goma de mascar para a reposição de nicotina tão bem como medicamentos.
O Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) forma turmas que se iniciam com 40 pessoas, mas após um mês terminam com metade do grupo, uma desistência já esperada segundo Luizemir Lago, diretora e psiquiatra do órgão.
Apesar da reformulação que o programa passou no final de 2008, a taxa de abandono do tratamento quase dobrou (de 27% para 50%). O tratamento que antes durava cerca de um ano passou a ser intensivo com duração de um mês. E como em todas as atitudes de quem deseja abandonar a dependência é necessário que a pessoa esteja convencida que quer realmente deixá-la, assim como admitir sua impotência diante da força que a droga tem sobre a pessoa.
A médica Jaqueline Scholz Issa, diretora do Programa de Tabagismo do InCor diz: “Tem que fazer a lei (antifumo), mas é preciso oferecer mais tratamento”. Segundo ela o jovem para mais facilmente.


Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...