segunda-feira, 11 de julho de 2011

0090 [Perg/Resp] Sinto dificuldade em confiar nas pessoas


Vejo quanto sou egoísta quando discuto com meus pais; não consigo entender o lado deles e não sei como estabelecer e ceder às prioridades minhas e do meu irmão. Além disto, tenho muito ciúme das pessoas e me sinto sempre carente. Quando empresto algo fico sempre preocupada se retornará e em que estado. Tenho dificuldades em confiar nas pessoas, sobretudo num relacionamento amoroso. Como faço para melhorar isto? Há algum livro ou coisa assim? 
Alice, 25.

Sou egoísta e ciumenta
Não entender o outro lado, não saber estabelecer prioridades, emprestar objetos e se preocupar são diferentes formas de expressão de insegurança que se repete na questão. Isso se transborda em sua vida toda afetando a esfera amorosa na confiabilidade. Para uma mudança eficaz é necessária uma mudança interior, pois se isso se configurou como queixa é por lhe causar incômodos.
A falta de confiança nos outros é uma projeção. Falta-lhe confiança própria, então projeta no outro aquilo que lhe é próprio, mas difícil de enxergar sem o espelho que o outro sempre nos faz. Pessoas seguras tendem a ter maior compreensão e abstração de situações, possibilitando-lhes menor sofrimento também. Leituras até ajudam a compreender o problema, mas afastam da solução sempre de natureza irracional.
 
Você me diz que seus pais não entendem,
Mas você não entende seus pais!
Você culpa seus pais por tudo,
Isso é absurdo!”
(Pais e Filhos – Legião Urbana)
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Um comentário:

  1. Falta de confiança nos outros é projeção? Simples assim?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...