terça-feira, 4 de outubro de 2011

0099 [Perg/Resp] Oscilo o humor e brigo com o namorado


Será que sou bipolar?
Há pouco mais de um ano fui ao psiquiatra com uma crise aguda de ansiedade, com fortes dores e ele diagnosticou stress pelo trabalho (RH) ou relacionamento (eu sempre me estressava com ele). Oscilo muito o humor. Ou choro com um filme/música, ou fico agressiva (família, namorado). Ontem estávamos bem. Por três vezes comecei a brigar e depois queria fazer as pazes. Isso é transtorno bipolar? Devo voltar ao psiquiatra? Passo de chorosa a desejar a morte. Até com minha mãe eu brigo à toa. Não sei nem com quem procuro ajuda.
Leila

Quando esteve no psiquiatra seu humor já oscilava ou isso começou depois? Apesar de essa oscilação ser característica do quadro bipolar, isso não o define. Seria necessária maior investigação psiquiátrica. Mas é preciso destacar alguns pontos.
Quadros psicossomáticos eclodem no organismo com sintomas até como os descritos, mas tem sua origem no psíquico. Da primeira vez que esteve no psiquiatra os sintomas eram de caráter emocional. Ansiedade aguda e stress implicam em emoção. Agora é o humor oscilando. Isso pode ser suspeita de quadro psiquiátrico, mas é necessário se olhar para além do sintoma. Olhar o mal-estar implica olhar a quem dele se queixa. A linguagem é a via pela qual isso se dá, e por ela o psicanalista atua. Implicar-se em sua queixa é seu primeiro passo, afinal você é parte dela e não externa a ela.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...