domingo, 28 de outubro de 2007

[ARTIGO] Sou Brasileiro, com Muito Orgulho

Sou Brasileiro, com Muito Orgulho

Olimpíadas 2007 - Seleção feminina do Brasil 5 x 0 EUA
 Artigo Publicado em 28/10/2007

Os jogos Pan-americanos estão trazendo grande alegria à nação brasileira. Destaco a atuação da seleção feminina de futebol que no seu jogo contra os EUA mostrou um show de bola com um placar de 5 x 0 e terminando sua campanha sem tomar um gol sequer. Num jogo limpo e talentoso conquistou mais um ouro para todos nós.
Comecei a refletir sobre isso tudo a partir de algumas informações. A seleção feminina norte-americana é campeã olímpica, os EUA estão com um número de medalhas de ouro superior ao dobro do Brasil. E passei a notar que muitas medalhas americanas foram conquistadas em competições de ambiente fechado (indoor). Nos EUA há uma separação das modalidades esportivas que considera esse dado – indoor ou outdoor (quadra coberta ou ambiente aberto), resumidamente.
Lembro-me que, numa ocasião em que vivi nos EUA havia certa organização de quais esportes eram praticados com maior intensidade nas escolas, universidades e demais instituições respeitando-se as estações do ano. A cada mudança de estação muda-se o esporte, já que por apenas três meses eles podem desfrutar da energia solar. Por aproximadamente nove meses do ano a região de Nova Iorque tem um clima de inverno rigoroso, chegando a temperaturas abaixo de 20º C. O clima, portanto, é determinante para a prática esportiva nesse país, assim como afeta todo o estilo de vida nos vários países do mundo. Isso traz alguma luz ao fato de os norte-americanos serem tão “frios” nas relações humanas, assim como há uma tendência de países do hemisfério sul serem mais “calorosos”.
Parece não haver dúvidas de quanto o clima afeta todas as atividades e relações, assim como o estilo de vida de uma nação. Nesse sentido é digno de nota o grande número de medalhas de ouro que os EUA conquistaram nas competições ‘indoor’ do Pan.
A alegria que foi exibida na abertura do Pan não deixa negar a presença da natureza. A Amazônia, o mar, a praia de Copacabana, o fogo da tocha nos lembrando nosso sol, nossos folclores e outras alegrias de nosso país mostraram com abundância os motivos de nosso ufanismo.
Dedico esse artigo à nossa seleção feminina de futebol que reforçou a mesma alegria da abertura do Pan e o espírito que tem norteado toda delegação brasileira nas diferentes modalidades de competição.
Independente de sermos o primeiro em medalhas, somos os primeiros na alegria.

P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...