sábado, 14 de abril de 2012

0102 [Artigo] O Significado do Corpo (V)

O SIGNIFICADO DO CORPO (V)

As crianças elaboram teorias sexuais
Diversos fenômenos psíquicos atuam em ambos os sexos determinando essa valorização do corpo feminino como seu falo, e o pênis como seu correlato no homem. Foi o que Freud chamou de inveja do pênis.
Desde quando pequenos as crianças elaboram teorias acerca da sexualidade. É comum que crianças pequenas brinquem nuas umas com as outras, e mesmo sem o discernimento adulto existe um saber nelas. Ao ver a menina sem o pênis o menino toma como certo que algo ela fez para ser castrada, pois supõe que os caracteres sexuais primários sejam iguais nas pessoas, o que o leva a desenvolver vários cálculos e previsões com o objetivo de evitar que o mesmo lhe ocorra. Observem como os meninos obedecem mais às normas que as meninas e quando as infringem seu temor é muito maior. Nelas a infração da norma é bem mais possível. Por estruturar nossa personalidade isso também define nossa relação com o corpo.
Antes de Freud, falar em sexualidade infantil seria quase uma heresia. Não há qualquer registro médico ou outros falando cientificamente do assunto. Por ser o maior tabu da humanidade, e considerando-se os mais de 100 de Psicanálise, a sexualidade infantil era um assunto ignorado e até mesmo desprezado pelo meio científico. Entretanto, despojado da moral de sua época, Freud diz que há sexualidade na infância. Isso chocou a classe médica de seu tempo.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...