sábado, 27 de outubro de 2007

[Perg/Resp] Tratamento Psicológico Gratuito

Psicólogo Gratuito??
Você saberia me informar onde poderia fazer tratamento psicológico gratuito aqui no RJ? Estou com Síndrome do Pânico e Depressão. Não consigo parar de pensar que sou incompetente no meu trabalho e tenho vergonha de mim como profissional, apesar de que antes de ficar com depressão, sempre fui um excelente funcionário.
Anônimo.
 
Procure em universidades que tenham o curso de Psicologia. É obrigatório por lei que eles ofereçam esse serviço gratuitamente, sendo que o atendimento será feito por alunos de último ano de curso. Esse serviço é geralmente supervisionado por profissionais da área clínica da referida universidade.
Atualmente existe pelo SUS a possibilidade de atendimento. Porém além de muito difícil  uma vaga, existe uma restrição quanto ao número de sessões, o que dificulta uma evolução e melhora rápidas. (dado atualizado de acordo com minha amiga Paula Calixto em seu comentário abaixo)
Fora isso acho que será difícil conseguir, uma vez que o Código de Ética da profissão proíbe atendimentos gratuitos e/ou com valor símbólico (muito inferior à realidade do mercado profissional da região).
Boa sorte!

P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

2 comentários:

  1. Pedro, existe, sim! Pelo SUS. Não é gratuito porque ao contrário do que se pensa no imaginário popular, SUS não é gratuito, né? Mas o pagamento não é como em consultório particular. E, não sei se você soube, mas os planos de saúde agora disponibilizarão serviços de psicologia e nutrição.

    Além disso, o cargo de psicólogo está cada vez mais presente nos concursos públicos de instituições de saúde, jurídicas etc.

    Em postos de saúde pode-se obter informação de onde encontrar o serviço. (;

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que no SUS tenha atendimento psicológico, porém nao é bom. Meu amigo passou la e a sorte dele é que ele tem um bom humor, porque ele disse que o psicólogo fala um monte de palavrões e tals. Deveriam classificar profissionais mais competentes...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...