quarta-feira, 15 de outubro de 2008

0028 [INTERATIVO] Somatização x Vida Conjugal

Com fortes dores repetidas no estômago chegando a vomitar sem parar fui ao médico. Disse que estou com somatização. O que é isso? Tem cura? Por falta de grana parei o tratamento e perdi as receitas. Meu marido é impulsivo, quer pedir demissão e vive nos prejudicando. Já pensei em separação. Eu o amo, mas não consigo fazê-lo ver os problemas de outra forma! Não agüento mais, não tenho amigos nem com quem conversar.
Paula, 26, Osasco.

A psicossomática (ou somatização) é dos sintomas, o que se expressa no corpo. Empresta-se o corpo para a queixa. È muito provável que suas dores tenham origens emocionais, escapando a qualquer exame médico. Obviamente que o tratamento também deve considerar suas emoções. Atualmente o SUS está oferecendo apoio psicológico que apesar de restrito é melhor que nada.
Mas me parece haver mais coisas. Você coloca a hipótese de se separar. Muito sutilmente surge a idéia de que o mal estar de seu casamento, por uma suposta irresponsabilidade, seja a causa dessa somatização. Veja que parou o tratamento médico por falta de grana, sua queixa com seu marido e com o emprego, logo, com as contas.
Talvez esteja associando a impulsividade e demissão com repetidas dores e vômitos. Será que o ama tanto quanto ama seu sintoma?
Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...