terça-feira, 7 de outubro de 2008

0027 [INTERATIVO] Agitada demais - estou com depressão?

Estou muito agitada e ansiosa ultimamente e está difícil de controlar. Acho que estou com depressão. Sinto um desânimo e um tédio insuportáveis em tudo, sem quaisquer perspectivas para o futuro. Quando durmo parece que meus problemas somem. Penso nisso ao menos uma vez por semana e choro desesperadamente, sem saber a quem recorrer, pois ninguém compreenderia. Isso é algum distúrbio, ou apenas uma fase difícil?
Cleide, 20.

Acho muito questionável sua suspeita de depressão. Ela retira da pessoa toda libido, sem apresentar agitação e ansiedade. Seria paradoxal, a priori. Não ver perspectivas na vida tem sido mais comum nos dias de hoje. Já causou estranheza, mas a sociedade está desnorteada; facilmente nos vemos perdidos, sem saber qual direção tomar.
Desânimo e tédio podem ter diversas origens, sem ser exclusividade da depressão. A desesperança facilmente nos conduz à ‘tudo está perdido’. Não causa estranheza que você chore, mas de onde viria tal desespero? Há mais coisa nisso. A suposta falta de compreensão de alguém reflete o seu eu esfacelado. Dito de outra forma, não seria você quem não se compreende?
Quanto ao distúrbio, é um pedido de diagnóstico, impossível numa publicação. Ajuda profissional é desejável, porém diagnósticos pertencem à medicina, e sua queixa é nitidamente emocional. A psiquiatria trabalha com o cérebro, mas a mente é outro departamento.
Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...