quarta-feira, 10 de novembro de 2010

0053 [Artigo] Esquizofrenia (I)

Esquizofrenia (I)

O termo ‘esquizofrenia’ é originário do grego e quer dizer ‘mente dividida’. O psicanalista francês Jacques Lacan (1901 – 1981) postulou que nossa mente tem três registros: Real, Simbólico e Imaginário e eles devem se encontrar entrelaçados de uma forma específica para podermos ter uma vida mental saudável. O esquizofrênico apresenta uma ‘falha’ num dos nós que amarram os três registros, dividindo o Real e o Imaginário.
Porque eles estão dissociados o delírio e a alucinação é produzida pelo esquizofrênico, assim como outros tipos de psicose. Além disso, ocorrem alterações no pensamento (perda do raciocínio lógico), na afetividade (choro ou riso inadequados), diminuição da motivação (perda de ânimo). O índice de suicídio varia entre 10 a 15% na esquizofrenia.
Os esquizofrênicos são facilmente confundidos com usuários de drogas, pois além de se tornarem hostis não demonstram raciocínio lógico e isolam-se socialmente. Não há cura para o mal, mas há como administrá-lo com drogas prescritas por um médico psiquiatra, porém esse tratamento não se apresenta suficiente.
Críticas e uma postura nervosa com o doente não colaboram com ele. O papel da família é fundamental, pois além do raciocínio lógico se encontrar prejudicado ele necessita de compreensão do problema. Por isso a presença do familiar na busca de ajuda profissional se faz imprescindível.

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

4 comentários:

  1. gostei da explicação, antes de tudo o esquizofrênico precisa de carinho...

    ResponderExcluir
  2. :m
    As informações contidas nesse site são muito importantes. Recentemente, descobri que um colega de trabalho sofre com esse mal. Me sinti falha como amiga por não ter dado uma atenção maior após notar que ele estava se distanciando dos demais.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou tão esquizofrênico que entro em estado de choque.Agora há pouco estava a procurar em um livro de Filosofia onde o autor condena a masturbação(sendo eu praticamente um dedicado ao tal autor que resolvi parar de me masturbar).Revirei o livro inteiro e não encontrei a citada passagem;ela não consta no livro,e não é a primeira vez que 'leio' textos inexistentes.Tenho obsessão por homens gordos mas não tenho nehum amigo;além do que parece que a relação heterossexual é mais prazerosa mas não envolve afetividade.
    Depois de não encontrar a tal passagem inexistente,vim dar uma expiada na busca do "google" o termo esquizofrenia,e vi aqui a capa do disco do King Crimson que inicia com a música "21rst Century Schizoid Man".Esse disco deve ter sido lançado,se não me engano em 1969,e eu,que nasci em 1968,estando a dirigir hoje,havia lembrado dessa música e suposto que ela havia sido composta inspirando-se na criança de um ano de idade que eu era 'a época.
    HHHHHEEEELLLLPPPPMMMMMEEEEEE
    (Umberto)

    ResponderExcluir
  4. Esquizofrenia é a doença mais covarde que tem,você passa fome,tem ataque epilético,desmaios,fica pulando de cabeça na parede,parece que você passa o tempo 'a beira da sua cova com a cara mucha,o corpo cheirando a carne podre,saem tridentes do chão e você (não sei porque) não se mata,você vira um dejeto,vira racista,obceca por homossexualismo,comi excrementos,abstinência de crack,sete sequestros para a clínica amarrado,há dezenas de pessoas te batendo e maltratando,em um lapso de razão você descobre que todas essas pessoas porcas são você mesmo,pessoas te dando ordem com revólveres,todas as pessoas tem números,eu dei um cigarro para Jesus Cristo e matei 4877 pessoas,é alucinação o tempo todo,parece o holocausto,parece satanismo,que doença filha da puta.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...