terça-feira, 15 de abril de 2008

0002 [PERG/RESP] Mãe me culpa, pai me protege

Minha família é muito complicada!
Pela minha psicóloga percebi que minha mãe tem complexo de inferioridade e me culpa por tudo, fazendo-me sentir uma incapaz. Exceto meu pai, ninguém me apoia em casa, embora sempre me critique, mas com a psicóloga só me elogiou. Porque ele também não falou os defeitos que sempre me aponta, fazendo parecer que as erradas são sempre minha mãe e minha irmã? Perguntei a ele e me disse que não quis me queimar. Estou sem entender nada!

O cerne de sua queixa é queixar-se. Sua mãe pelo complexo de inferioridade, seu pai pela ‘inconsistência’. Você mesma reconhece que é uma protegida dele. E como pai tem o dever de educar, o que implica em eventuais correções.
Temos facilidade de apontar as falhas e dificuldade em reconhecer os méritos. E quando o assunto é educação de filhos isso fica mais evidente ainda. Mas basta que um estranho apareça que defenderemos nossos familiares. Por isso lhe protegeu diante da psicóloga.
É quase certo também que sua mãe e irmã tenham se rivalizado com você justamente por esse lugar privilegiado concedido por seu pai. Isso pode lhe prejudicar, pois viverá menos situações de frustração que sua irmã, frustrações necessárias para o desenvolvimento de uma mente adulta e madura.
Talvez, a própria situação de competição esteja preparando sua irmã melhor que você para a vida que não lhe poupará decepções, assim como sua irmã não está sendo poupada no afeto diferenciado. Espero estar enganado!

P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...