terça-feira, 13 de maio de 2008

0006 [ARTIGO] MACACOS ME MORDAM!

MACACOS ME MORDAM!


Os biólogos Jonathan Flombaum e Laurice Santos (Universidade Yale) testaram grupos de macacos na ilha porto-riquenha de Cayo Santiago. Eles incitaram os animais a roubar oferecendo suculentas uvas próximas dos pés de vigias a fim de descobrirem que sinais os conduziam ao ato.
Primeiramente os macacos se aproximavam silenciosamente, por trás, e surrupiavam as uvas às costas dos vigias. Somente em situações simuladas de distração eles atacavam frontalmente as uvas. Mas quando os vigias mantinham os olhos fixos nas frutas e nos animais, eles abandonavam sua idéia.
Posteriormente os pesquisadores usaram pedaços de papelão para tapar os olhos dos vigias, o que foi o suficiente para que os ataques ousados retornassem. A mesma proteção sobre a boca constrangia a ação dos macacos que aguardavam uma melhor ocasião. Macacos rhesus observam o olhar de seu oponente como variável relevante de sua estratégia. Para os pesquisadores, o comportamento permite refletir sobre a capacidade de ver o mundo com outros olhos.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...