terça-feira, 20 de maio de 2008

0007 [ARTIGO] PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA

PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA

A puberdade é caracterizada pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários (pêlos, mamilos, mudanças na voz, etc.) como resultado da ação hormonal. É durante esse período que o indivíduo se torna sexualmente reprodutor.
Puberdade x Adolescência
Uma confusão se faz com relação a esses dois processos. Embora puberdade e adolescência andem juntas, nem sempre um e outro coincidem. As evidências descritas não caracterizam a adolescência, por exemplo.
Segundo Luiz Carlos Osório, em seu livro “Adolescente Hoje”, (...) a PUBERDADE é universal e seu início cronológico, (...) coincide em todos os povos e latitudes (salvo raras exceções como os pigmeus, púberes aos oito anos), enquanto a ADOLESCÊNCIA, embora igualmente universal, é um fenômeno biopsicossocial sujeito às variações culturais, dificultando a distinção de seu início.
O adolescente enfrenta muitos desafios: redefinição de sua identidade e de sua imagem corporal, perda de seu corpo infantil para adquirir um corpo adulto, criação de uma identidade sexual.
Enquanto o final da puberdade está referenciado na maturação das gônadas (função reprodutora), a adolescência tem seu término bem mais complexo. O jovem precisa ser capaz de assumir compromissos profissionais e financeiros, adquirir um sistema de valores pessoais e estabelecer uma relação de reciprocidade com a geração precedente (dos pais). Assim constrói sua identidade sexual.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...