terça-feira, 10 de junho de 2008

0010 [ARTIGO] Fobia Social

FOBIA SOCIAL

Para a Associação Psiquiátrica Americana (APA) a fobia social é um medo que gera enorme tensão, medo e desprazer, reconhecidamente como despropositados pela pessoa e acarretam prejuízos à sua vida normal. O indivíduo evita situações sociais com medo da exposição, mesmo com poucas pessoas. As fobias podem ser restritas a: 
Fobia Social
# Comer;
# Falar em público;
# Encontros com o sexo oposto;
# Situações fora do seio familiar;
# Vomitar em público;
# Morte iminente;
# Confrontação olho no olho;
Pessoas com fobia social têm auto-estima baixa, medo de críticas, insegurança e são muito ansiosas. Facilmente apresentam rubor, tremor nas mãos, enjôos, urgência para urinar. Atribuem aos sintomas o valor de causa e não conseqüência do problema.
Há uma confusão entre fobia social e agorafobia. A primeira foi bem caracterizada (medo mais sintomas físicos, restritos a pequenos grupos sociais) cuja dificuldade principal é a exposição frente a outras pessoas. Na agorafobia (medo de espaços abertos, de multidões) a queixa é uma suposta dificuldade de se evadir de onde está para um local seguro. Entrar em lojas, ambientes públicos, viajar sozinho (ônibus, trem ou avião) são evitados.
Nos dois casos surge ansiedade e a busca de isolamento é freqüente, mas as causas do medo têm origens diferentes. Fobias sociais atingem entre 5 a 10% da população.
Fonte: Revista Viver Psicologia, ano 6, nº 68.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...