quarta-feira, 4 de maio de 2011

0081 [Artigo] Adolescente x Família Moderna (II)


Adolescente X Família Moderna (II)
Pais e educadores: perdidos c/a globalização
Pais e educadores em geral se encontram perdidos na educação na era globalizada. A educação passa inevitavelmente por recortes que os limites dão à criança. Ela precisa de pais presentes, família estruturada, modelos de autoridade cuja fala represente a ação coerentemente para se espelhar e formar sua personalidade.
Os pais estão mergulhados em um universo de complexos infantis e reproduzem-nos na educação dos filhos. Iludem-se na crença de que a melhor educação é evitar frustrações a eles e não medem esforços para agradarem-nos. Assim impedem-nos de descobrirem a realidade, o valor dos afetos e do capital. Sem tais limites eles vão buscá-los fora de casa. Violência juvenil, drogadicção, alcoolismo, formação de grupos delinqüentes, desafio de autoridades instituídas (professores, diretores, autoridades civis, militares, etc.), prostituição infantil. Na mesma linha aparece o fracasso escolar como sintoma da família moderna.
Em certa ocasião escrevi que esportes radicais podem surgir na linha fronteiriça entre possível/impossível para o jovem, assim como as drogas entre vida/morte. Os esportes radicais acabaram de surgir historicamente, mas é, em alguns casos, muito mais que uma nova modalidade esportiva. Constituem-se como elementos norteadores. O jovem descobre até que ponto pode ir sem riscos e apartir de que ponto o risco se faz presente.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...