quarta-feira, 4 de maio de 2011

0080 [Perg/Resp] Filha de 12 anos agressiva e desobediente


O quarto dela é sempre bagunçado
Minha filha de 12 anos de repente ficou ‘respondona’, impaciente e nada está bom. Ameaça sumir de casa e se cobramos as tarefas faz com agressividade descontrolada. O quarto sempre desarrumado, (roupas jogadas no chão e na cama). Tenho tido muita paciência, mas estou perdida e muito decepcionada. Tenho chorado muito, preciso de ajuda profissional. Temo que ela possa estar pensando em fazer alguma coisa. Quando a pergunto se está com algum problema diz “sei lá, acho que preciso de um psicólogo”.
Silvia.

Da forma como relata, ela está lhe mobilizando emocionalmente. Uma pré-adolescente de 12 anos ameaça a mãe de sumir e a mãe teme isso? A coisa mais comum nessa idade é rebelar-se contra as gerações precedentes. Por mais estranho que pareça isso é necessário quando se inicia um processo de transição, mas as coisas parecem ter tomado outro rumo. Ela não apenas quer encontrar seu lugar no mundo, mas está com domínio da situação.
O que lhe faz crer que ela tenha essa autonomia com 12 anos? É tão comum em adolescentes esses repentes, mas voltam sempre bem mais humildes. O fato é que ela lhe assalta pelas emoções e você não raciocina. Sem dúvida precisa resgatar o domínio da situação, mas se não o consegue por si, terá que procurar ajuda profissional. Ou você é a mãe que dá a ela os limites necessários, ou ela vai impor o ritmo das coisas.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...