quinta-feira, 5 de maio de 2011

0082 [Artigo] Ato Médico - Um Golpe na Saúde (I)


Ato Médico - Um Golpe na Saúde (I)

O Ato Médico é reserva de mercado
Desde 2002 tramita no legislativo nacional o PL (Projeto de Lei) 25/2002 denominado ‘Ato Médico’, de autoria do ex-senador Geraldo Althoff (PFL/SC – médico pediatra). Nesses últimos nove anos ele tem sofrido mudanças decorrentes de reações contrárias de doze das catorze profissões da saúde que atingidas, se posicionam contra: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia). Comumente chamados de profissionais da saúde ‘não-médicos’, tais categorias têm lutado esse tempo para fazer valer o que de lei lhe é de direito dentro de sua competência específica. O Ato Médico vem impor uma verticalização dos serviços de saúde na medida em que os subordina a uma subcategoria técnica e coloca a medicina como representante única e legítima da saúde.
Reproduzo trecho de e-mail que recebi do Deputado Federal Chico Alencar (PSOL/RJ):

“Definir como atividades privativas dos médicos todo e qualquer diagnóstico de disfunção que acometa o ser humano, e as respectivas prescrições terapêuticas, é restritivo e negador da multidisciplinaridade. Pode representar um retrocesso, uma espécie de reserva de mercado. O compreensível corporativismo das categorias profissionais, se demasiado, afeta o interesse público.”

Se você é contra o Ato Médico, vote no site: www.atomediconao.com.br
É rápido, é fácil, é cidadania!
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...