terça-feira, 15 de abril de 2008

0002 [ARTIGO] PEGA NA MENTIRA!

Pega na Mentira!

“Todo ser humano trapaceia, mente e engana, e, diga-se de passagem, 
faz isso de forma corriqueira, resoluta, refinada e calculista.” 
(Ulrich Kraft – médico e jornalista científico)

Pega na Mentira!
Em 1997, após observar 20 pessoas, o psicólogo Gerald Jellison registrou uma mentira a cada 8 minutos nas pessoas consideradas mais sinceras do grupo. Descobriu que o grupo com mais mentirosos são os com mais contatos sociais: vendedores, secretários, médicos, advogados, psicólogos e jornalistas.
Para antropólogos a mentira não é algo lamentável; ela compõe fator decisivo de nossa inteligência social. “Sem o engodo e o despistamento, nossas complexas relações seriam impensáveis”, afirma David Nyberg (Universidade de Nova York). Ela pode se prestar ao nosso desejo de proporcionar alegria ao outro ou mesmo não expô-lo.
O psicólogo Robert Feldman descobriu que homens mentem para a promoção pessoal enquanto mulheres visam proporcionar o bem-estar de seus interlocutores. Eles mentem 220 vezes ao dia, enquanto elas apenas 180. Para os evolucionistas a mentira surgiu com as relações de poder em sociedade.
Em certos casos a dissimulação chega a ser um talento: enfermeiras e médicos necessitam poupar seus pacientes de complicações na saúde.
Os afásicos que têm uma lesão no hemisfério esquerdo do cérebro detectam melhor a mentira e um grupo deles caiu na risada com um discurso de Ronald Reagan. E eles tinham razão!
 
Saiba mais: www.vivermentecerebro.com.br

P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

2 comentários:

  1. "A verdade a cem por cento é tão rara quanto o álcool a cem por cento." {S. Freud]

    Além disso, a gente não mente: é o inconsciente que nos engana. [risos]

    Esse assunto dá tese de doutorado, moço. (;

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O que é a verdade então? Se a minha verdade for a sua mentira e vice versa o que é a mentira?
    Beijos

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...