terça-feira, 8 de julho de 2008

0014 [ARTIGO] O Poder da Música

O PODER DA MÚSICA

Numa época em que doenças são fartamente tratadas com medicamentos cresce o número de pessoas que busca uma outra solução.
O Centro de Pesquisa em Musicoterapia (Heidelberg) utiliza a musicoterapia para recuperar a saúde física, mental e social de uma criança com enxaqueca através da música, já que medicamentos não surtem bons efeitos nelas. O paciente usa a voz ou instrumentos para produzir sons, mesmo sem formação musical.
Tendemos a supervalorizar a dor e desvalorizar o prazer. A música pode proporcionar prazer semelhante ao de uma boa comida, drogas ou sexo, desde que seja adequada ao paciente.
Musicoterapia - a serviço da saúde
Robert Lueger (Universidade Marquette/Milwaukee, EUA) e pesquisadores de Heidelberg observam três fases da evolução do tratamento:

1. Melhora no bem estar subjetivo;
2. Desaparecimento gradual dos sintomas;
3. Melhora do nível funcional geral.

A capacidade de sonhar é fundamental. Com um fundo musical um menino se imagina no lombo de uma baleia mergulhando até sua ilha onde um urso o embala com o balanço de seus passos, por exemplo.
No entanto é preciso cuidado. CDs contra dores, insônia, etc. são ‘preparados musicais’ e nada tem a ver com a musicoterapia receptiva. “Sua eficiência nunca foi comprovada”, alerta Hans Volker Bolay, do Centro de Musicoterapia de Heidelberg.
Uma conseqüência importante do processo: sentimentos podem ser expressos de forma audível e compreensível.
Fonte: Revista Viver Mente&Cérebro, julho 2005.

P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...