terça-feira, 29 de julho de 2008

0017 [ARTIGO] O QUE É TRANSTORNO BIPOLAR?

O QUE É TRANSTORNO BIPOLAR?

O transtorno bipolar antes denominado psicose maníaco-depressiva (PMD) mudou sua denominação, pois nem sempre o quadro vem associado à psicose em si. Sua característica principal é a alternância de humor repentina, com fases eufóricas e depressivas, e seu portador não nota a oscilação como as outras pessoas.
Na fase maníaca o sujeito apresenta elevação da energia e disposição, humor eufórico, irritabilidade, distração, raciocínio acelerado, tagarelice, insônia, otimismo exagerado, pouco senso crítico. Em contraposição, a fase depressiva apresenta um quadro oposto: desânimo, cansaço mental, isolamento social, apatia, medo, insegurança, vazio, pessimismo, culpa, redução auto-estima e da libido, alteração no apetite e no sono (dorme mais).
A combinação de medicamento e psicoterapia tem se mostrado mais indicado.
A psiquiatra Ana Taveira conduziu uma pesquisa em que 820 psiquiatras do Brasil revelaram o lítio como primeira opção para o tratamento, mesmo faltando informação a mais de 70% deles. “A desinformação é um obstáculo para o uso do lítio”, revela. O medicamento é prescrito por 56,1% na fase maníaca, 43,6% na depressiva e 75,2% na manutenção.
Diagnóstico precoce e participação da família favorecem muito na qualidade de vida do portador. Se até os médicos estão desinformados, imagine a família! Talvez haja alguém perto de você e você nem imagine!

Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Psicologia/Transtorno_Bipolar.htm
(sites visitados em 24/07/08 às 4h30)

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...