sexta-feira, 29 de abril de 2011

0079 [Artigo] A Criança e o Adolescente (II)

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE (II)

Aos 7 anos a criança entra no período de latência
À luz da psicanálise, entre os sete e 12 anos aproximadamente o interesse pela própria sexualidade dá lugar ao período de latência para retornar com força na adolescência. O pré-adolescente começa a demonstrar interesses pelo próprio corpo, pelo sexo oposto, etc., típicos dessa fase. A descoberta do componente reprodutivo define, em certos aspectos, uma divisão entre a fase infantil e a adolescente. O adolescente se sente útil para a espécie, contribui com sua preservação. Disto decorre sua busca em tornar-se adulto para se identificar também em outras esferas da vida.
Falar em reprodução é falar de puberdade e o grande perigo é se esquecer de amadurecer psicologicamente, viver a adolescência. Valendo-se do seu corpo reprodutor, ou mesmo desconhecendo os mistérios que habitam nele, o casal de menores já se vê com um bebê no colo. Erroneamente rotulamos o adolescente de ‘precoce’ quando ocorrem pulos de etapas no desenvolvimento psicológico. Precocidade é agir com maturidade além da faixa etária em que se encontra. As conseqüências são trágicas. Isso não é precocidade, mas um ato próprio do adulto vivido inconseqüentemente pelo adolescente.
Finalizando, é necessário se repensar o papel da família no contexto do mundo global. Pais perdidos na educação dos filhos num cenário onde ideais de vida sucumbiram, com o pacto social infringido sem grandes conseqüências.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...