sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

0129 [Perg/Resp] Na depressão valorizo mais os livros que as pessoas



Que danos pode um adolescente sofrer quando, em depressão, isola-se e dá mais atenção a livros que a pessoas?
Gabrielle, 20. 

Em depressão isolo-me na leitura
Sua pergunta focaliza os danos sociais. Na grande depressão o sujeito não quer fazer nem o cotidiano (refeições, banho, etc). Há graus, variando de pequenas alterações no humor ao suicídio.
O isolamento social, geralmente associado a outros sintomas, é um dos principais indicadores. Se na leitura você procura interação, busca manter-se no mundo evitando pessoas, além de saudável é enriquecedor. Mas se ao eliminá-la ocorrerem perdas em vida social são outros quinhentos.
Atividades solitárias podem ser traços de personalidade, fuga ao enfrentamento do que difere de você. Como há uma retração de nossa energia vital no quadro depressivo é preciso ver quando esse hábito se iniciou.
A depressão é um desejo de adoecer e que cedeu a ideais ilusórios. É isso o que deve ser considerado. A adolescência, por ser fase transitória, escamoteia muitos sintomas. As mudanças biopsicossociais típicas, questões existenciais, sentimentos de exclusão, valores herdados na educação e que não se encaixam no grupo, várias tentativas fracassadas em atingir um objetivo, etc.
Podem surgir desmotivação, baixo rendimento escolar, distúrbios alimentares e de sono, baixa auto-estima, sensação de culpa, abuso de álcool e/ou drogas, ansiedade, medos, irritabilidade, perfeccionismo.

P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...