sexta-feira, 10 de setembro de 2010

0049 [ART.] Medula Óssea (I) – O que é, quem precisa?

Medula Óssea (I) – O que é, quem precisa?

De caráter explicitamente médico, esse tema carece ser divulgado para sua conscientização e desmistificação.
A medula óssea é a matriz do sangue localizada na parte interna dos ossos onde se encontram as células-mãe, glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas.
O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado a pessoas com doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.
Doenças Onco- hematológicas
• Leucemias Agudas e Crônicas
• Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin
• Mieloma Múltiplo
• Síndrome Mielodisplásica (SMD)
Doenças Hematológicas
• Aplasia Medular ou Anemia Aplástica Severa
• Anemia de Fanconi
• Hemoglobinapatias: Anemia Falciforme e Talassemia
• Hemoglobinúria Paroxística Noturna
Imunodeficiências
• A indicação do transplante depende, em geral, da doença e fase em que os pacientes se encontram. Para muitos casos, não há como controlá-la somente com a quimioterapia e radioterapia convencional, sendo o transplante o melhor recurso terapêutico para alcançar a cura.
O maior problema, entretanto é encontrar um doador compatível com o receptor. Por essa razão os hemocentros cadastram doadores para no caso de ser necessário o TMO poderem encontrar aquele que salvará uma vida, inicialmente com 10 ml de sangue.
Fica o apelo ao cidadão.
video

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

2 comentários:

  1. Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos. Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar. Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.

    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir
  2. a doação de medula é um procedimento em que a pessoa não perde nada. A medula se recompõe rapidamente em 15 dias. A pessoa pode doar novamente, quantas vezes forem necessárias. É uma coisa que não afeta em nada a vida de quem está doando”,

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...