segunda-feira, 20 de setembro de 2010

0050 [ARTIGO] MEDULA ÓSSEA (II) - COMPATIBILIDADE


Medula Óssea (II) 
Compatibilidade entre Doador e Receptor

A doação de medula óssea deve ser feita por pessoas entre 18 e 55 anos com saúde em bom estado. Podem doar pessoas diabéticas, grávidas, em amamentação, com pressão alta, com tatuagem. Não há peso mínimo e também não restrições quanto a histórico de meningite, anemia ou hepatite ‘a’.
A compatibilidade entre doador e receptor talvez seja um dos maiores problemas que se enfrenta, cujas chances de se encontrar um doador pode chegar a uma em 1.000.000 (um milhão). Entre irmãos há 25% de chances de se encontrar um doador. Como a maior parte não encontra um doador na família, recorre-se ao registro nacional de doadores. Por essa razão o REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) mantém um banco de dados de doadores inscritos com seu HLA (teste de compatibilidade). A importância de todos serem doadores é encontrar um doador compatível. Seu gesto pode representar a única possibilidade de cura ao paciente que aguarda um doador.
No ato do registro você não doa nada além de 10 ml de sangue para o teste HLA, e só quando houver a necessidade de um transplante que você é chamado para confirmar se ainda tem intenção de doar sua medula. Ela se regenera em 15 dias e você salva uma vida.
Tome uma atitude e procure o hemocentro mais próximo. Sua inscrição inicialmente doa esperança. Só depois doará vida!

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...