segunda-feira, 20 de setembro de 2010

0050 [PERG/RESP] Minha filha de 15 anos pega dinheiro. O que faço?

Dou de tudo para minha filha de 15 anos, mas ultimamente ela parece ter ódio de mim e de seu pai, além de mentir muito. O pai é mais rígido e as crises são mais recentes com ele. Agora está pegando dinheiro sem falar, e aparecem objetos novos (brincos, lingerie, etc.). Num teste o pai deixou dinheiro em cima do móvel e ela pegou R$ 2,00. É pouco, mas não está certo. Não sei o que faço, ela nega tudo! 
Cristiane, 37.

É sabido que há o conflito entre pais e filhos. Isso sempre houve, mas parece que na era globalizada ele tem se tornado mais freqüente e corriqueiro e com elementos novos. Havia episódios assim também há 30 anos ou mais, mas a função paterna era muito clara e definida tanto aos pais quanto aos filhos e bastava uma vez para o problema ser resolvido. Hoje há uma inversão dentro de casa, muitas vezes ajudada pelos pais que não falam a mesma linguagem entre si.
Você diz que “dá de tudo”. Você dá o não, o limite necessário para a vida? Essa é a tarefa de educar no sentido da cidadania, que implica num pacto onde o seu não cumprimento tenha consequências.
O trabalho com usuário de drogas mostra bem o seu problema. Nesse grupo o sumiço de dinheiro é causado por problemas decorrentes do abuso de drogas. Não posso lhe afirmar que seja o caso, mas a hipótese é muito plausível e deve ser checada.
A dificuldade em lidarmos com a paternidade nos remete aos problemas vividos enquanto filhos.

 Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...