terça-feira, 16 de agosto de 2011

0092 [Artigo] Sexo nos Relacionamentos (II)


O SEXO NOS RELACIONAMENTOS (II)
#
Passamos da sociedade do dever à sociedade globalizada
#
Muitas diferenças entre os relacionamentos atuais com os da época de nossos pais ou avós são fortemente marcadas pelas mudanças de paradigmas de uma sociedade que já foi hierarquizada, vertical, para se tornar horizontal, tribalista. Trinta ou quarenta anos atrás tínhamos ideais comuns: “faça amor, não faça a guerra”, “paz e amor”, “é proibido proibir”, etc., eram bandeiras que nos uniam. A nação, o pai, a mãe, autoridades, eram reconhecidos em sua hierarquia. Era a sociedade do dever, em que todos sabiam como era o agir certo e o errado.
A globalização retirou do pai o lugar de organizador, norteador da vida dos filhos que agora invertem papéis em casa. O tecido social se esgarçou, e o pacto social não é mais respeitado verticalmente. Isso tem reflexos diretos no comportamento sexual.
Ao homem cabia a conquista enquanto a mulher se posicionava como objeto de desejo. Isso mudou, não são mais imposições culturais. O homem que percebe a paquera não se sente na obrigação de ‘mostrar serviço’ e a mulher também começou a ser a conquistadora. O que surge agora não é mais ‘um deve fazer isso e o outro aquilo’, mas sim respondermos por nossa singularidade, nosso desejo. Se ainda no plano da conquista os paradigmas caíram por terra, o momento de intimidade de um casal sofre os mesmos efeitos dessa mudança. E isso é uma enorme diferença entre as duas gerações.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...