quarta-feira, 24 de agosto de 2011

0095 [Artigo] Sexo no relacionamento (V)


O SEXO NOS RELACIONAMENTOS (V)
#
A sexualidade é um dos quatro
grandes dilemas humanos
A esfera sexual é cheia de mistérios. Para Freud a sexualidade está entre as quatro maiores dificuldades humanas, o que faz dela uma das principais queixas no consultórios A questão que se apresenta a nós profissionais quanto a essas queixas é redimensioná-las na sua complexidade para que as mesmas adquiram a proporção dada pelo paciente.
Diversos fatores invadem com força a esfera da sexualidade humana: questões de foro pessoal, profissional, financeiro, familiar, conjugal, são apenas alguns. Há uma falsa crença de que os profissionais ‘psi’ sejam como conselheiros. Essa é a ideologia médica que se tem na prescrição a solução de seu problema, sempre externo a si. Não é assim na psicanálise. Entendemos que há uma responsabilidade do paciente em sua queixa.
Ao apresentar a queixa ele invariavelmente se coloca externo a ela. Esse é um problema inicial para entrada em análise: se posicionar como parte da queixa, sem se excluir dela. Resistimos em abandonar nosso sintoma, o mesmo que nos leva ao tratamento. Paradoxal tanto quanto o ser humano.
Agora imagine como é complicado dizer ao paciente que ele é subjetivamente responsável por sua impotência ou frigidez! Quando se mexe no foco do problema em geral se ouve: “doutor, não estou reclamando disso, quero resolver aquilo”, sem imaginar que ali reside sua origem.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...