domingo, 21 de agosto de 2011

0093 [Artigo] O Sexo nos Relacionamentos (III)


O SEXO NOS RELACIONAMENTOS (III)

Sem a ditadura a mídia fala do assunto
O sexo sempre foi um dos maiores tabus da humanidade. Uma das mudanças positivas nesses 30 anos foi tornar possível o diálogo entre pais e filhos de assuntos delicados como sexo, drogas, entre outros. O fim da ditadura colaborou para que esses temas, conversados apenas em rodinhas fechadas pudessem ser veiculados pela mídia, incluindo as campanhas preventivas como foi nos anos 80 o caso da AIDS e DSTs em geral. Entendo que o adolescente queira e, principalmente, deva obter informações sobre sexo, que é um assunto que toca essa fase com agudeza.
Uma sociedade globalizada urge que eles se informem sobre o assunto. É uma fase da vida que além de longa e cheia de conflitos, o corpo do adolescente sofre muitas perdas e aquisições em um período relativamente breve.
Certa vez fui perguntado se o falar muito sobre sexo justificaria um conflito entre gerações nos jovens. Não vejo assim. Parece-me refletir mais uma mudança de paradigmas sociais no contexto democrático em que o jovem se forma pessoa em oposição às gerações anteriores que viveram sob a ditadura em que vivíamos a ética do dever, onde a moral dizia-nos o certo e o errado, o que devíamos e o que não devíamos fazer. A mudança de paradigmas nos faz responder pelo nosso desejo, mas isso não se faz sem responsabilidade, o que não é pouca coisa.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...