segunda-feira, 20 de junho de 2011

0085 [Perg/Resp] Comecei a mentir compulsivamente!


Ninguém mais acredita em mim!
Sempre fui insegura com auto-estima baixa, constantemente mudo de opinião para evitar discussões e agradar as pessoas. Há algum tempo tenho mentido compulsivamente até em coisas bobas como que filme assisti ou o que comi. Muitos se afastaram de mim, e nem minha mãe acredita mais em mim. Meu namorado já ameaçou terminar várias vezes. Não consigo falar a verdade e sempre preciso mentir em alguma coisa. É uma coisa involuntária. Sou louca ou desequilibrada?
Íris, 25.

A compulsão em mentir é conhecida como pseudolalia, onde a necessidade de se viver uma situação fantasiosa, imaginária sustenta o problema que surge em pessoas com carência acentuada, como expressa em sua queixa. Mas há muitos motivos que contribuem para o desenvolvimento do problema, entre eles educação rígida, autoritária, julgadora e a mentira se apresenta como mecanismo de defesa contra a hostilidade que se impõe. Pode também surgir devido a algum trauma na infância.
Como na compulsão da dependência química ou vício em jogos perde-se o controle da situação afetando seu cotidiano significativamente. Não está em questão a importância da mentira, e sim a compulsão em mentir que se evidencia nitidamente na questão. Mas isso não é qualquer tipo de ‘loucura’ que, aliás, o termo já é carregado de ideologia. No entanto carece de ajuda profissional que considere sua subjetividade como fundamental no problema.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...