terça-feira, 21 de junho de 2011

0085 [Artigo] Ato Médico - Um Golpe na Saúde (IV)

Ato Médico - Um Golpe na Saúde (IV)

Um dos pontos mais atacados do PL 7703/06 (Ato Médico) é o seu artigo 4º: “São atividades privativas do médico: formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica.” A nosologia é o ramo da medicina que trata das enfermidades em geral (qualquer afecção – doença, dor, problema) que atinja qualquer parte do corpo.
As doenças psicossomáticas envolvem corpo e mente (psique => mente; soma => corpo). Eclodem no organismo doenças de base emocional. O artigo 4º, entre outros pontos do PL, garante exclusividade aos médicos. Problemas de postura, obesidade ou traumas que promovem a doença ou dor no cidadão devem ser tratados por profissionais da área em questão numa visão multidisciplinar para o diagnóstico e prognóstico.
Ato Médico ou reserva de mercado?
Vale lembrar que ao se atribuir a um único profissional o poder de diagnosticar e prescrever o tratamento adequado não só se reduz as demais categorias como ‘técnicos da saúde’ mas principalmente tem-se uma visão unilateral da doença, o que parece ser o mais nocivo para o maior interessado na cura, o cidadão.
Com o monopólio da saúde a procura pelo médico aumentaria significativamente, pois dele o cidadão dependeria para ter acesso aos demais profissionais e tratamentos. Maior demora no atendimento, maiores custos (planos de saúde vão reajustar taxas devido ao volume de consultas) são reflexos esperados.

Por isso vote não!
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...