sexta-feira, 24 de junho de 2011

0088 [Artigo] Novos Paradigmas Sociais


Admirável Sociedade Virtual (III)

O virtual favorece a quebra da moral e ética
Como dito na edição (I), em Admirável Mundo Novo a educação sexual se iniciaria na infância, o conceito de família inexistira e as pessoas viveriam sem ética religiosa e valores morais atuais. Não tão nitidamente isso ocorre no Orkut, organizado horizontalmente, em tribos (comunidades), e sem a estrutura típica da família nuclear. Essa é uma das marcas da sociedade globalizada, onde a organização vertical dá lugar a novos paradigmas.
A primeira sociedade que conhecemos é a família, que hoje se encontra organizada de múltiplas formas, em oposição à família nuclear em cuja organização hierárquica o pai representava da lei.
Mesmo contra os Termos de Serviços da Google há a participação de menores no site, consentida pelos pais, e o conseqüente acesso a conteúdos sexuais explícitos, seja por meio das comunidades, seja pelo acesso a perfis com imagens de nudez ou outros, sem a menor possibilidade de controle. Temos fortes elementos da obra de Huxley escamoteados: sexualidade estimulada desde tenra idade, conceito modificado de família, ética e moral pluralizada. Se na era anterior à globalização tínhamos a ética do dever (isso deve, aquilo não) com a horizontalização da nova estrutura social temos que responder a nossa singularidade. A aplicação da estrutura vertical no orkut faz emergir a figura dos tiranos, incapazes de responder aos novos paradigmas.
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : pedrogobett@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...