quarta-feira, 22 de junho de 2011

0086 [Artigo] Admirável Sociedade Virtual (I)

Admirável Sociedade Virtual (I)

O mundo virtual possibilita a experiência da fantasia
A obra ‘Admirável Mundo Novo’ (1932) de Aldous Huxley narra uma hipotética sociedade; pessoas são pré-condicionadas a viverem em castas, sem a ética religiosa e valores morais da sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança do cidadão seriam resolvidas consumindo-se drogas sem efeitos colaterais, crianças teriam educação sexual desde cedo, e o conceito de família inexistiria; é uma obra ficcional.
O site Orkut, criado por Orkut Buyukkokten reproduz elementos presentes na obra de Huxley. As pessoas se presentificam por um perfil que pode ser representativo (informações autênticas) ou falso (‘fake’). Essa possibilidade abre o precedente para se viver um personagem. Fãs colocam fotos de seus ídolos, homenageiam personagens míticos, lendários ou reais da história. Utiliza-se fake para diversos fins, em muitos casos para se preservar o sigilo. Cria-se com isso uma sociedade ficcional em que, valendo-se dessa prerrogativa, a pessoa passa a viver uma vida irreal no maior grau possível, podendo se manifestar da forma que melhor lhe convier nas diversas situações. Há diferença entre fake e bogus. O segundo teria o exclusivo intuito de causar danos morais, profissionais ou até financeiros àqueles que se utilizam do site para quaisquer fins dentro dos Termos do site.
Falaremos sobre essa admirável sociedade virtual nas edições posteriores.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Admir%C3%A1vel_Mundo_Novo
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...