quarta-feira, 2 de março de 2011

0061 [Artigo] Tabaco (VI) - Nicotina x Enfarte

Tabaco (VI) – Nicotina x Enfarte

O tabaco é uma das drogas que mais mata no mundo. Porém como seus efeitos só surgem em longo prazo, o fumante não se preocupa com aquele cigarrinho e não pensa em seus efeitos adiante. E na verdade o mal que o cigarro causa acaba sendo bem pequeno perto do prejuízo psicológico que qualquer usuário de droga lícita ou ilícita sofre, pois se torna um prisioneiro das emoções que a droga proporciona.
A relação que há entre a nicotina e o enfarte é algo alarmante. Quando comparado com não fumantes, os fumantes têm o risco de morte por enfarte até seis vezes superior a não fumantes. Pessoas obesas têm o risco de enfarte aumentado acima de quatro vezes; hipertensos apresentam risco maior que três vezes quase empatando com pessoas de colesterol LDL maior ou igual a 100 mg/dl; diabéticos apresentam o risco de enfarto duas vezes e meia superior aos não fumantes também quase empatado com problemas cardíacos na família.
Esses dados servem para mostrar quanto o cigarro aumenta o risco de enfarto. Em geral, fumantes consomem álcool fermentado (cerveja) o que é um diurético, provocando a eliminação da nicotina. Com a eliminação da nicotina pela urina o organismo reage necessitando consumir mais nicotina para repor a perda causada, o que leva o tabagista a fumar mais quando está no consumo do álcool.

O gráfico mostra quantas vezes o risco de enfarto aumenta quando associado aos quadros: 

LEGENDA:
Vermelho: Cigarro (quase 6x)
Azul: Obesidade abdominal
Amarelo: Pressão alta
Lilás: Colesterol LDL maior ou = 100 mg/dl
Verde: Diabetes
Branco: Doença cardíaca na família
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...