quarta-feira, 2 de março de 2011

0062 [Artigo] Tabaco (VII) - Cigarro Mata Mesmo?


Tabaco (VII) – Cigarro Mata Mesmo?

É comum se ouvir tabagistas em rodinhas sociais fundamentando uma defesa contra os efeitos nocivos do tabaco com exemplos de fumantes inveterados que tiveram muito tempo de vida e cuja causa mortis não decorreu, ao menos diretamente, do tabaco. Pura falácia para justificar seu ato. Quando o tabaco não mata, ele debilita todo o organismo deixando o fumante mais vulnerável aos problemas de saúde.
Mata 10% das pessoas no mundo
Há pelo menos 13 tipos diferentes de câncer: na língua, bexiga, laringe, faringe, cervical, boca, mama esôfago, colo do útero, estômago, intestino, pâncreas e pulmão. Outros tipos de doenças são comuns: Infecções respiratórias, úlcera do aparelho digestivo, aneurisma arterial, trombose vascular, bronquite, impotência e enfisema pulmonar.
O cigarro não só mata, mas mata muito! Morrem 5 milhões de pessoas por ano em todo planeta. Isso corresponde a 80.000 brasileiros por ano, 10 brasileiros/hora. Mata mais que a soma de mortes por AIDS, álcool, acidentes de trânsito, suicídio, incêndio, assassinato e drogas ilícitas. É responsável direto por 25% das doenças coronárias e cérebro vasculares. 90% de câncer no pulmão são causados pelo seu uso. E mesmo com todos os dados alarmantes, há no Brasil 56 milhões de fumantes.

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...