terça-feira, 29 de março de 2011

0067 [Perg/Resp] Isso é Tristeza ou Depressão?

Sou muito fechada ao me relacionar com as pessoas, ainda não consegui mudar isso. Desde a adolescência tenho períodos longos (às vezes meses) de uma tristeza, melancolia, mas nunca achei que fosse depressão. Uma colega disse que sim. A médica me encaminhou a um psicólogo, mas com três filhos doentes e outros problemas não fui. Hoje estou sentindo novamente a chegada da tristeza, mas meus filhos e meu marido acham que é falta do que fazer e não queria que a melancolia voltasse justo agora. Não sei se é realmente depressão. Queria me segurar por mais algum tempo. 
Telma, 35, SP

Tristeza ou depressão?
Primeiramente é necessário que confirme a suspeita de sua amiga. A médica disse que se tratava de depressão? Considerando que sim, a depressão receberá tratamentos distintos dos profissionais.  Para médico é doença, para o psicólogo é sintoma, o que faz toda diferença nos prognósticos. Médicos costumam prescrever antidepressivos (fluoxetina é o princípio ativo mais comum) para a ‘tristeza’. Coloco entre aspas, pois essa tristeza parece ser algo que transcende esse sentimento. O estado depressivo vai muito além disso. 
 Na visão psicológica as causas estão em outro lugar ainda desconhecido, motivo pelo qual sua médica fez o encaminhamento. No entanto, sob as alegações colocadas deixou sua saúde para depois. Sem boas condições de saúde como cuidar de outros? Além do problema que agora se agravou, sua família ainda não ajuda. Será que antes de tudo não precisaria priorizar a si mesma?

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...