quarta-feira, 30 de março de 2011

0068 [Artigo] Tabaco (XIII) Tromboangeíte Obliterante

Tabaco (XIII) – 
Tromboangeíte Obliterante

Tromboangeíte Obliterante
Também conhecida como doença de Buerger, a tromboangeíte obliterante é uma doença que obstrui os vasos sangüíneos das mãos e pés. Pode provocar sua constrição ou obstrução completa, reduzindo a disponibilidade de sangue nos tecidos, causando dor, lesão ou destruição dos tecidos até chegar a infecções e gangrena.
Afeta seis em cada 10.000 pessoas, quase sempre homens na faixa de 20/40 anos, todos com histórico de tabagismo.
O Dr. Dráuzio Varella alerta que é uma doença exclusiva de fumantes. “O doente perde os dedos do pé, a perna, o pé, uma coxa, depois a outra, e fica ali na cama, aquele toco de gente, pedindo um cigarrinho pelo amor de Deus.”
Explica ainda que mais de 95% dos usuários de nicotina começam a fumar antes dos 25 anos, a idade mais vulnerável às adições, e que a imensa maioria será um consumidor compulsivo de um maço por dia para o resto de sua vida. “Atrás desse lucro cativo, os fabricantes de cigarro investem fortunas na promoção do fumo para os jovens: imagens de homens de sucesso, mulheres maravilhosas, esportes radicais e a ânsia de liberdade”.
Para ele o fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil, se posicionando terminantemente contra as propagandas de cigarro tal como se faz com crack, heroína, maconha, entre outras drogas ilícitas.


Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...