quarta-feira, 16 de março de 2011

0066 [Artigo] Tabaco (XI) Outros Especialistas - 1


Tabaco (XI) – Outros Especialistas (1)

Dr. Içami Tiba - Psiquiatra
Nas últimas duas edições citamos trechos de depoimento pessoal do Dr. Dráuzio Varella, renomado cancerologista brasileiro. Agora damos espaço a outros especialistas.
Para o Dr. Içami Tiba, “até agora, o alerta das campanhas antifumo não surtiu o efeito desejado entre a juventude - passou batido, longe da garotada. Já a mídia tabagista atua com grande eficácia junto a esse público, apresentando o cigarro como sinônimo de conquista, independência e prazer. E o apelo vai além do produto: está no modo de acender, de segurar, de tragar o cigarro. Um garoto de periferia, mal vestido, pobre, sem nenhum glamour se sente o cara com um cigarro entre os dedos. É como se dissesse: ‘Olha tudo que eu sou!’ Ele não está nem aí para o outro lado da história.”
Segundo a psicóloga e coordenadora do ambulatório de álcool e droga da Uniad/Unifesp, Neliana Buzi Figlie, “uma das razões por que o jovem não pensa em parar de fumar é que o cigarro não traz prejuízos de saúde, sociais ou financeiros imediatos. Os sintomas negativos só aparecem na meia-idade, quando a pessoa já se tornou um fumante inveterado. (...) Parar de fumar não é difícil - difícil é manter a abstinência.”
Na próxima edição encerraremos o tema Tabaco com mais algumas citações e informações.

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...