terça-feira, 29 de março de 2011

0067 [Artigo] Tabaco (XII) Outros Especialistas - 2


Tabaco (XII) – Outros Especialistas (2)

Para a Dra. Silvia Cury Ismael (psicóloga, chefe do serviço de psicologia e coordenadora dos programas de combate ao fumo do Hospital do Coração de SP), “o fumo, juntamente à bebida, é o vício mais difícil de largar. (o fumo) é mais grave porque, ao contrário do álcool, não gera um comportamento social inconveniente, o que reforça sua aceitação.
A psicóloga chefe do ambulatório e membro do programa multiprofissional de tabagismo do Incor do HC de SP, Dra. Glória Heloíse Peres, diz que “ainda que em pequena escala, a nicotina aumenta a concentração, reduz a ansiedade e atua como antidepressivo, o que explica a dependência química dos fumantes em relação ao cigarro.”
A voz de especialistas
E ainda o Dr. Dráuzio Varella: “Em 30 anos de profissão, assisti às mais humilhantes demonstrações do domínio que a nicotina exerce sobre o usuário. O doente tem um infarto do miocárdio, passa três dias na UTI entre a vida e a morte e não pára de fumar, (...). Sofre um derrame cerebral, sai pela rua de bengala arrastando a perna paralisada, mas com o cigarro na boca. Na vizinhança do Hospital do Câncer, cansei de ver doentes que perderam a laringe por câncer levantarem a toalhinha que cobre o orifício respiratório aberto no pescoço, aspirarem e soltarem a fumaça por ali”.
Mais que um problema individual o tabagismo é um problema de saúde pública.


Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...