terça-feira, 15 de março de 2011

0064 [Artigo] Tabaco (IX) - Dráuzio Varella (depoimentos)


Tabaco (IX) – Dráuzio Varella

O Dr. Dráuzio Varella faz seu depoimento no artigo “Droga Pesada”:

Depoimentos de um ex-fumante
“Fui dependente de nicotina durante 20 anos. (...) Era início dos anos 60 (...). As meninas começavam a fumar em público, de minissaia, com as bocas pintadas assoprando a fumaça para o alto. O jovem que não fumasse estava por fora. (...) Um dia, na porta do colégio, um amigo me ensinou a tragar. (...) Caí na mão do fornecedor por duas décadas; vinte cigarros por dia, às vezes mais.
Fiz o curso de medicina fumando. (...) a indústria tinha equipes de médicos encarregados de contestar sistematicamente qualquer pesquisa.
Nos anos 70 fui trabalhar no Hospital do Câncer de São Paulo. Nesse tempo já se sabia até que, de cada três casos de câncer, pelo menos um era provocado pelo cigarro. Apesar disso e da convivência diária com os doentes, continuei fumando.
Na irresponsabilidade que a dependência química traz, fumei na frente dos doentes a quem recomendava abandonar o cigarro (...) em ambientes fechados diante de pessoas de idade, mulheres grávidas e crianças pequenas. Como professor de cursinho durante quase 20 anos, fumei nas salas de aula, induzindo muitos jovens a adquirir o vício. Quando me perguntavam: "Mas você é cancerologista e fuma?", eu ficava sem graça e dizia que ia parar. Só que esse dia nunca chegava. A droga quebra o caráter do dependente.

Para enviar perguntas: gobett@tribunatp.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...