segunda-feira, 18 de abril de 2011

0070 [Artigo] TOC 2 - Compulsões x Rituais


TOC (II) – Compulsões e Rituais

Compulsões ou rituais são praticamente sinônimos, e expressam comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos. Podem estar associados às obsessões ou a regras rígidas a serem seguidas. Lavar as mãos, fazer verificações, contar, repetir frases ou números, alinhar, guardar objetos sem utilidade são as mais freqüentes. Promovem alívio na ansiedade das obsessões que invadem a mente, que por sua vez reforçam esse comportamento. Essa associação obsessão x compulsão x alívio dá à compulsão um caráter funcional. Apesar do bem-estar que isso causa, reforça que o sujeito evite enfrentar os medos dos quais o transtorno se origina e um círculo vicioso fica reforçado, assim como seus rituais.
Compulsões e Rituais do TOC
No entanto, nem sempre há uma conexão lógica e racionalmente fundamentada entre a compulsão e o que ela se pretende se livrar. Pode-se colocar os chinelos ao lado da cama antes de deitar para que nada de ruim aconteça no dia seguinte, ou dar três batidas numa pedra da calçada ao sair de casa para evitar que a mãe adoeça. Essas idéias de conteúdo mágico assemelham-se às superstições.
O termo ‘ritual’ no TOC carrega um sentido diferente das diferentes religiões e culturas. Enquanto rezar seis ave-marias, benzer-se ao passar diante de uma igreja são intrínsecos à religião e cultura, os rituais do TOC são intrínsecos ao transtorno em si, podendo se valer da cultura para tanto.

P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...