sexta-feira, 22 de abril de 2011

0074 [Artigo] TOC (VI) Pensamentos Impróprios



TOC (VI) – Pensamentos Impróprios 1
#
No TOC - Pensamentos incontroláveis e impróprios
 Os chamados ‘pensamentos impróprios’ aparecem no TOC com conteúdo agressivo, violento, sexual, religioso (blasfemando). Eventualmente todos nós temos tais pensamentos, mas eles aparecem no TOC invadindo a mente da pessoa elevando sua angústia ao insuportável com idéias catastróficas. Quando esses pensamentos nos ocorrem, logo percebemos que “estamos pensando besteira”. No TOC, ao contrário, ele desencadeia uma série de idéias irracionais que disparam mecanismos de verificação ou evitação de dada situação de tanto que o sujeito se sente perseguido por eles. De certa forma, o esforço para afastá-los indica sua força. Quanto mais tentam se livrar deles, mais intensos se tornam.
Os pensamentos mais comuns de conteúdo agressivo são:
Atirar o bebê pela janela;
Intoxicar o filho com veneno ou gás;
Empurrar pessoa idosa ou criança escada abaixo;
Dar um soco numa pessoa ao cumprimentá-la;
Atirar o carro no pedestre ou atropelar pessoa idosa.
Portadores de TOC com esses pensamentos vivem perseguidos pelo medo de que um dia sua fantasia seja realizada de fato. Com isso colocam telas nas janelas, evitam compromissos sociais ou cumprimentar pessoas, checam a sacola ou bolsa, se não carregam veneno nelas. Isso dá uma noção do prejuízo que essas pessoas sofrem na vida social, pessoal, emocional, entre outros.
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...